Visando contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento técnico da Canaricultura de Porte, é com grande satisfação que apresentamos a 6ª edição do Manual de Julgamento de Canários de Porte, edição 2014.

Esta edição é a continuação de um trabalho que começou em 1986 com o lançamento da 1ª edição de um manual que, além dos canários de porte, tratava de outros segmentos.


Esta nova edi√ß√£o, revisada e atualizada, cont√©m o hist√≥rico, dados sobre a origem e a descri√ß√£o do padr√£o de todas as ra√ßas de Can√°rios de Porte reconhecidas pela COM. Al√©m de farta ilustra√ß√£o e fotografias em cores, traz como novidade um resumo t√©cnico das ra√ßas com desenhos esquem√°ticos dos padr√Ķes e muitas fotografias de p√°ssaros campe√Ķes brasileiros e mundiais e as √ļltimas ra√ßas aprovadas pela C.O.M-HN.


Este manual n√£o tem a pretens√£o de ser perfeito nem de cobrir completamente todos os detalhes relativos aos julgamentos, mas, ser√° sem d√ļvida, um guia oficial seguro que colocamos ao alcance de todos os criadores e ju√≠zes. Certamente os crit√©rios continuar√£o a evoluir e, este Manual dever√° acompanhar as evolu√ß√Ķes que surgirem.


A todos os colaboradores, em especial ao mestre José Luís de Castro Silva, apresentamos nosso reconhecimento e gratidão, esperando que todo o trabalho e o esforço despendido na concretização deste projeto, contribuam para a formação e atualização técnica dos nossos juízes e criadores.


Antonio Carlos Lemo
Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia