Artigos

 

8¬ļ Curso de Canaricultura Dom√©stica ‚Äď Rio 2016

 

O 8¬ļ Curso de Canaricultura Dom√©stica 2016 realizado pela FOB ‚Äď Federa√ß√£o Ornitol√≥gica do Brasil, e OBJO ‚Äď Ordem Brasileira de Ju√≠zes de Ornitologia, e organizado pelo CCC ‚Äď Centro de Criadores de Can√°rios, aconteceu de 01 a 03 de abril em Botafogo no Rio de Janeiro. Foram 34 participantes no segmento de can√°rios de Cor e 25 em can√°rios de Porte.

 

Antonio Fernando Burani, presidente da FOB, impossibilitado de comparecer encaminhou mensagem ao CCC e participantes. ‚Äú- Bom dia a todos os participantes de mais um Curso de Canaricultura e prepara√ß√£o para ju√≠zes. Quero agradecer o gentil convite feito pelos organizadores desse evento, e dizer que estou impossibilitado de estar junto de voc√™s. Tenho absoluta certeza, que todos ter√£o dias muito produtivos, sobretudo pela troca de experi√™ncias. Os palestrantes s√£o criadores experientes, que certamente poder√£o compartilhar suas habilidades, transmitindo-lhes seus conhecimentos. Lembremo-nos que o conhecimento n√£o ocupa espa√ßos. Um forte abra√ßo e nos vemos no Campeonato Brasileiro‚ÄĚ.

 

No curso de can√°rios de Cor foi coordenador Severino Jos√© Sim√Ķes e palestrantes Jo√£o Francisco Basile da Silva, Mario Henrique Sim√Ķes, √Ālvaro Blasina, Eduardo Martins, Leonardo Monteiro, Marcio Fernandes, Rodrigo Saldanha, Vagner Bigliardi e Wagner Canhaci.

 

No segmento can√°rios de Porte o coordenador foi Antonio Carlos Lemo e palestrantes Wladimir Silva, Helio Edson Fernandes, Cesar Garcia e Fernando Bretas.

 

‚ÄúMesmo sendo muito conte√ļdo para apenas dois dias de palestras tudo correu bem, o aproveitamento parece ter sido muito bom e o entrosamento e alto n√≠vel de conhecimento dos ju√≠zes palestrantes facilitou o esclarecimento de todos os questionamentos e d√ļvidas dos participantes‚ÄĚ, ressalta Antonio Carlos Lemo, o Carlito, coordenador do curso de can√°rios de Porte.

 

‚ÄúSobre a organiza√ß√£o, s√≥ h√° o que elogiar ao 3C. Adotaram a estrat√©gia de promover o curso em um Centro Cultural que tamb√©m tinha hospedagem e refeit√≥rio, o que propiciou um melhor aproveitamento do tempo geral, diminuindo a dispers√£o dos participantes nos momentos de intervalo. As salas de aula eram muito confort√°veis e dispunham de equipamentos de √≥tima qualidade para o bom desenvolvimento das palestras. Sobre os palestrantes, participei efetivamente no segmento cor, vi muita dedica√ß√£o, disposi√ß√£o e, sobretudo muito conhecimento de todos. Al√©m disso, o ambiente entre todos foi muito prazeroso. Acho que montamos uma equipe competente e coesa para os cursos. Sobre os participantes em cor percebemos uma maioria de pequenos criadores. O n√≠vel de interesse e participa√ß√£o foi muito bom, al√©m do respeito com que todos trataram os palestrantes‚ÄĚ, afirma Mario H. Sim√Ķes, vice-presidente da FOB e palestrante do curso em can√°rios de Cor.

 

Agradecimento e impress√Ķes

‚ÄúEm nome da FOB gostaria de agradecer imensamente a disponibilidade e dedica√ß√£o de voc√™s em poder transmitir seus conhecimentos no curso que acabamos de realizar. Este projeto da FOB e OBJO √© muito importante para darmos for√ßa ainda maior em nossa atividade e a participa√ß√£o de voc√™s foi fundamental. Foram dois dias de uma √≥tima integra√ß√£o e que serviram tamb√©m para refor√ßarmos nossa amizade. Assim, mais uma vez agrade√ßo a todos, deixando as portas da FOB abertas para sugest√Ķes e cr√≠ticas para que possamos cada vez mais consolidar nossos conhecimentos‚ÄĚ, mensagem aos colegas ju√≠zes palestrantes de Mario H. Sim√Ķes, vice-presidente administrativo da FOB.

 

‚ÄúGostaria de acrescentar que os elogios √† FOB, por viabilizar os palestrantes, e √† OBJO, por fornec√™-los, foram muitos. Ressaltamos o agradecimento aos palestrantes que usaram seu tempo preparando as apresenta√ß√Ķes e dispuseram de seu final de semana indo at√© o Rio para fomentar o conhecimento entre os criadores, que √© um dos grandes objetivos da FOB e da OBJO‚ÄĚ, destaca Jo√£o F. Basile da Silva, presidente da OBJO.

 

‚ÄúAs discuss√Ķes foram bastante proveitosas e sempre que preparamos uma apresenta√ß√£o, aprendemos um pouco mais. Surgiu at√© a ideia de fazermos uma reciclagem desse tipo, num n√≠vel diferente, para os ju√≠zes, pois eu fiz quest√£o de assistir todas as palestras e aprendi muito com isso‚ÄĚ, completa Basile.

 

Depoimentos de juízes palestrantes

 

Foi com grande alegria que recebi o convite para ser um dos palestrantes do evento, meu muito obrigado pela oportunidade de poder transmitir e receber o conhecimento de todos, e sempre estarei à disposição da FOB e OBJO, para todo trabalho que possa engrandecer a ornitologia.

Helio Edson Fernandes

 

Para mim foi muito bacana! Ambiente extremamente agradável, de harmonia e amizade. As palestras foram muito boas e a interação dos participantes comprova isso. Estreitei amizades com alguns e a empatia foi grande com todos! Só tenho a agradecer o convite, pois falar e escutar sobre canários é e sempre será um grande prazer para mim. Obrigado!

Rodrigo Saldanha

 

Gostaria de agradecer o convite feito pelo Mário para, mais uma vez, fazer parte desta equipe. Realmente é motivo de muita alegria ter passado três dias aprendendo, com vocês sempre aprendo.Como falei no inicio de minha palestra, ser juiz é um serviço para o bem da ornitologia, sempre estarei disponível. Parabéns a todos e muito obrigado.

Wagner Canhaci

 

√Č um prazer fazer parte dessa turma! Aprendi muito durante a prepara√ß√£o da palestra! Aprendi muito ministrando a palestra! A colabora√ß√£o de todos foi muito importante, e vejo que este projeto j√° se consolidou, e ser√° sucesso em qualquer edi√ß√£o pelo Brasil. Parab√©ns a todos que participaram, e contem sempre comigo!

Vagner Bigliardi

 

Parabéns a todos e muito obrigado pela oportunidade de poder colaborar com o curso da FOB e OBJO.

Àlvaro Blasina

 

Sou eu quem agradece a oportunidade dada pela FOB e OBJO em poder estar presente em um evento importante como esse, onde foi preciso me preparar ainda mais para poder repassar um pouco do conhecimento aos criadores. O meu sincero obrigado pela confiança depositada em mim pelos senhores João Basile, Mário e Carlito Lemo.

Wladimir Silva

 

Nós é que agradecemos por esta oportunidade em colaborar com a FOB na difusão da canaricultura. Foi um ótimo fim de semana!

Fernando Bretas

 

 

Alguns depoimentos dos participantes

 

Um curso excelente para o aprendizado, num ambiente agradável e interativo entre juízes e criadores.

Paulo Luiz M. Pereira

 

Qualidade come√ßa com as pessoas. S√£o elas que constroem a qualidade e fazem a diferen√ßa nas organiza√ß√Ķes. Com certeza a equipe da FOB sabe, como poucas, fazer a diferen√ßa. Espero que sejam criadas mais equipes como esta, a fim de que a canaricultura brasileira seja nivelada pela excel√™ncia. Sucesso!

Luiz Cesar Barçante

 

Curso de excel√™ncia, muito interativo com grande troca de informa√ß√Ķes entre os palestrantes e a plateia, tanto do ponto de vista pr√°tico como te√≥rico.

Maurício G. Lyra

 

Sucesso! Parabenizo e agradeço a FOB, OBJO, o Clube Ornitológico 3C e a todos os envolvidos no Curso de Canaricultura 2016 por disponibilizar incomensurável oportunidade de aprendizado, vivência na criação de canários e interação entre os criadores.

Marcus Vinícius Lutterbach

 

Indispensável! Seria o melhor termo para definir o Curso de Canaricultura 2016 oferecido pela FOB e OBJO, realizado no Rio de Janeiro, através dos esforços do respeitado clube 3C. Agradeço a todos os envolvidos no planejamento e execução do curso. Certamente os ensinamentos adquiridos farão de mim um melhor criador e desenvolvedor da canaricultura nacional. Muito obrigado!

Carlos Alexandre ‚Äď Canaril Qualit√°

 

Nesse fim de semana tive a oportunidade ímpar de ampliar meus conhecimentos sobre a canaricultura através do curso da FOB. Em ambiente de muita organização e descontração aproveitei para conquistar novas amizades.

Jo√£o Gilberto Santar√©m ‚Äď Rio Ornitol√≥gico

 

O curso foi excelente, bem fácil de entender e com muita informação importante, tanto para quem quer aprender mais para a prova da OBJO, como para o engrandecimento do conhecimento como criador. Só o tempo que foi muito curto. Estão todos de parabéns!

Humberto Queiroz

 

Achei muito bom e gratificante o curso. Palestrantes com empenho em apresentar as palestras. Local bom, pessoal da organização muito amável. Com certeza se tiver a chance de participar de outros cursos, irei com maior prazer.

Ricardo Luis Sampaio

 

Apesar de ser criador de can√°rios de cor h√° 15 anos, aproveitei a bela oportunidade de conhecer √† fundo esse mundo fant√°stico dos can√°rios de Porte. Agrade√ßo ao 3C e aos ju√≠zes pela grande oportunidade. Um curso din√Ęmico e divertido.

Andr√© Caldas ‚Äď Rio de Janeiro (ACCN ‚Äď Assoc. Criad. Can√°rios de Niter√≥i)

 

O curso foi sensacional, os juízes palestrantes são bem capacitados e se mostraram bem didáticos. Com certeza foi uma grande fonte de conhecimento que me auxiliará como criador e, quem sabe, como juiz.

Matheus da Cruz ‚Äď SOB-DF

 

Agradeço aos juízes e aos amigos criadores por estes dois dias juntos buscando aprimorar os conhecimentos na canaricultura. Obrigado a todos, foi muito gratificante.

Joaquim Soares

 

O curso foi muito educativo, de grande valia e muita qualidade. Os instrutores passaram muito conhecimento e tiveram muita dedica√ß√£o e preocupa√ß√£o com o conte√ļdo. Vejo que o curso transmitiu muito conhecimento importante para quem j√° cria can√°rio. Acho que deveria ser estendido a todos os clubes filiados, pois ajudaria no crescimento e na qualidade da canaricultura.

Carlos de Assis Guimar√£es ‚Äď 3C

 

Participar do curso de canaricultura me proporcionou um grande amadurecimento enquanto criador. Tive a oportunidade de debater d√ļvidas e aprender com os palestrantes e com os demais participantes. Sem d√ļvida, uma experi√™ncia que pretendo repetir muitas outras vezes. Obrigado!

Vagner F. Martin

 

Curso de canaricultura de Porte com n√≠vel excelente, por√©m em fun√ß√£o do volume de informa√ß√Ķes apenas dois dias n√£o s√£o suficientes. Parab√©ns √† FOB.

Arnaldo Scheffelmeier

 

 

A FOB e OBJO, novamente, reiteram o agradecimento aos organizadores do CCC pela recepção, e competência em atender a todas as demandas do evento.

 

 

 

Mulheres do CCC ‚Äď parte da equipe respons√°vel pela organiza√ß√£o do evento

 

Can√°rios de Cor ‚Äď equipe de ju√≠zes palestrantes do segmento de can√°rios de Cor, come√ßando √† esquerda, Blasina, Garcia da equipe do CCC, Monteirinho, Severino, Vagner Bigliardi, Mario, Eduardo, Rodrigo, Wagner Canhaci, Marcio Fernandes e Basile, √† frente

 

Participantes ‚Äď alunos do curso em can√°rios de Cor

 

Mulheres ‚Äď alunas do 8¬ļ Curso de Canaricultura Dom√©stica FOB e OBJO, Fernanda, Anna Katarina e Rosania, da esquerda para direita

 

Can√°rios de Porte ‚Äď equipe de ju√≠zes palestrantes do segmento de can√°rios de Porte, come√ßando √† esquerda, Carlito, Cesar, H√©lio, Bretas e Wladimir

 

Participantes ‚Äď alunos do curso em can√°rios de Porte